Primeira parte do estudo sobre oração e intercessão

A oração e intercessão são práticas essenciais na vida cristã e há um percurso de amadurecimento em seus elementos. Este é o primeiro post de três partes de um estudo sobre oração e intercessão que também pode ser visto em nosso canal no Youtube. Iniciaremos falando de casas e torres de oração, devido ao tempo que Deus me permitiu estar em uma dessas suas casas em Herrnhut.

  • Casas e torres de oração

Para iniciar o estudo, podemos questionar porque estabelecer e firmar casas de oração sobre a Terra? A resposta é simples e pontual, pois Jesus é digno de ser adorado por 24 horas, ou seja, em todo o tempo. Ele é digno de receber nossa atenção sempre.

Isaías 56:7 diz “esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e demais sacrifícios serão aceitos em meu altar, pois a minha casa será chamada CASA DE ORAÇÃO PARA TODOS OS POVOS”.  Logo, podemos entender que o Senhor tem um sonho, sendo este, o de reunir diferentes povos, nações e línguas sobre a Terra e estabelecê-los como casa de oração no seu santo monte (igreja).

É importante lembrarmos que Deus dá alegria para que possamos sustentar e manter uma casa de oração, possibilitando que não se torne um fardo ou peso.

Em Marcos 11.17 está escrito “a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”?

Aqui, Jesus está falando sobre uma das competências e qualidades que definem a igreja (sua casa/seu santo monte), sendo ela “Casa de Oração para todos os povos”.

Portanto, vejamos a seguir algumas características das casas de oração:

1. Ajuntamento de todos os povos;                                             

2. Lugar de Refúgio (esconderijo, proteção) – sendo essa uma das funções de uma fenda da rocha.

3. Alegria“a alegria do Senhor é a minha força” (Neemias 8.10); a alegria do Senhor sustenta e mantém o ministério de oração e intercessão ativos, da mesma forma que sustentou Neemias, os líderes e o povo de Israel na reconstrução dos muros.

4. Unidade do corpo de Cristo – cooperativismo por um único propósito e um único nome mostra a funcionalidade do corpo – “assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção de sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que exerça com zelo, se é mostrar misericórdia que o faça com alegria” (Romanos 12.4-8).

“À medida que se aproximam dele, a pedra viva – rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para Ele – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2.4-5).

  • Torres de oração

Torres de oração são lugares estratégicos, a qual o Senhor posiciona homens e mulheres que estarão 24 horas em constante vigia.

Todo lugar estratégico anda junto com um tempo e um propósito estratégico. Assim foi com Habacuque, um intercessor que Deus levantou em Israel para um tempo e um propósito específico, bem como com muitos outros intercessores e profetas no antigo testamento.

Vejamos:

Habacuque 2.1 – Ficarei no posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha.

Habacuque 2.1 – Sobre a minha torre de vigia me colocarei e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei.

Habacuque 2.1 – Vou subir a minha torre de vigia.

Durante um tempo na torre de oração dos Moravianos, o Senhor me chamou a atenção de que, naturalmente, aquele lugar é estratégico para uma cidade, justamente pela posição onde está. De lá era possível ver quem entra e quem sai da cidade. Um lugar onde um vigia ou guarda poderia ver, rapidamente e facilmente, qualquer ataque.

Logo, compreendi o Senhor dizendo: “posicione-se, atalaia. Posicione-se sobre os muros. Esteja em alerta para tudo que possivelmente vem como ataque”.

Houve um momento em que tive uma impressão no espírito em que vi a posição privilegiada de Herrnhut – Jesus Haus sobre as demais nações da Terra, como se fosse um lugar espiritualmente elevado a um nível mais alto. Uma torre estratégica de refúgio, mas também de ataque. A importância e o valor que a oração e a intercessão têm naquele lugar. Então, tive uma imagem no espírito em que vi flechas inflamadas direcionadas e caindo nas nações, podendo causar certo abalo nas terras em que caíssem.

Essas flechas são as orações feitas pelos santos, como diz Apocalipse 8.3-5:

Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e se colocou em pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. Então, o anjo pegou o incensário, encheu-o com fogo do altar e lançou-o sobre a Terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto.

  • A busca da justiça de Deus nas torres de oração

É certo que Deus está mais preocupado com a fidelidade e a inclinação interna do nosso coração a orar e interceder do que uma própria performance ou desempenho.

Na parábola da viúva persistente em Lucas 18-17, a palavra diz que Deus é justo, ama a justiça bem como quem a pratica. Logo, a perseverança na oração, além de agradar a Deus, é um veículo para que o Reino, a vontade e a justiça de Deus sejam estabelecidos sobre a Terra.

Deus procura pessoas que oram por justiça sobre a Terra dia e noite.

Deus procura firmar torres de oração sobre a Terra com o objetivo de que a sua justiça seja estabelecida sobre ela, conforme os textos a seguir de Isaías.

Isaías 62.1 – Por amor de Sião eu não sossegarei, por amor de Jerusalém não descansarei.

Isaías 62.6 e 7 – Coloquei sentinelas em seus muros, ó Jerusalém; jamais descansarão, dia e noite. Vocês que clamam pelo Senhor, não se entreguem ao repouso, e não lhe concedam descanso até que Ele estabeleça Jerusalém e faça dela o louvor de toda Terra.

André Braglia – Batedor

Nação dos Montes – Unidos pelo mesmo amor, Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *