A oração tem poder, e através dela descobrimos como Deus interage com o nosso dia-a-dia. Ele está presente e nos assiste noite e dia, mas nós é que não somos sensíveis à sua presença. 

No lugar secreto, você deve entrar e ficar a sós com Deus, e poder falar com Ele tudo aquilo que você não pode conversar com ninguém. E, quando menos esperar, Deus, Ele mesmo, te surpreenderá e te recompensará publicamente. 

Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. (Mateus 6:4)

A palavra de Deus diz que nada ficará encoberto que não seja revelado.

“Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. (Mateus 10:26)

Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido senão para ser trazido à luz. (Marcos 4:22)

Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. (Lucas 8:17)

Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. (Lucas 12:2)

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Crônicas 7:14)

Depois de fazer como manda o versículo 14, veja o que o Senhor diz:

Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. (2 Crônicas 7:15)

Então, conforme diz o verso 16, Deus fará habitar na sua casa material e na sua casa espiritual, que é o seu coração. 

Pois agora escolhi e consagrei esta casa, para que nela esteja o meu nome para sempre; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração perpetuamente. (2 Crônicas 7:16)

Diante de tudo isso, é importante saber que a resposta da sua oração virá na hora certa para Deus. 

Não pense em estabelecer prazo ou data, pois Ele sabe a hora exata, e nunca chegará tarde demais ou atrasado, mesmo que para você a hora já tenha passado. 

Nunca toque a trombeta para si mesmo quando o êxito não vier dos seus méritos! Dê a Deus o que é Dele e tome para si o que é seu!

“Entra no teu quarto”

“Tendo-se levantado de madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus saiu e foi para um lugar deserto, e ali orava.” (Marcos 1:35)

Vamos aprender com Jesus a bênção que existe no “entrar no teu quarto”, o quarto de guerra, imprescindível para quem deseja viver uma vida vitoriosa em Cristo diariamente. 

Há pessoas que dizem que qualquer lugar (no ônibus, no carro durante um congestionamento, por exemplo) serve para entrar em contato com Deus. 

De fato, Paulo chama de “orar sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17). E, nesse sentido, todo lugar é lugar para falar com o Pai. 

Porém, não podemos usar isso como justificativa para não ter um momento a sós com o Pai, como Jesus fazia questão de reservar. 

Parece que Jesus preferia “entrar no seu quarto” de madrugada, talvez por ser um momento em que seus discípulos estavam dormindo, as pessoas não o estavam procurando e havia silêncio. 

Nesse sentido, não importa se é de madrugada, de manhã, à tarde ou à noite, o importante é que cada filho de Deus reserve um momento para se encontrar com o seu Pai. 

Pode ser literalmente num quarto, mas pode também ser numa praça silenciosa, numa sala, num escritório, em qualquer lugar onde se possa “fechar a porta”, isto é, se desligar das atividades corriqueiras, das pessoas, e se conectar plenamente com Deus. 

Uma vez, enquanto Jesus orava a Deus

“a aparência do seu rosto se transfigurou e a roupa dele ficou de um branco brilhante” (Lucas 9:29).

Não estou dizendo que a experiência da transfiguração de Jesus se repetirá conosco (pode acontecer, claro, Deus é Deus). O que quero deixar claro é que quando estamos ligados com Deus, de alma e espírito, verdadeiros milagres acontecem em nossas vidas. 

Grandes experiências aconteceram com pessoas que, como Jesus, entraram no seu quarto e abriram o seu interior ao Pai. 

Podemos lembrar, além de Jesus, de: 

– Daniel e seus 21 dias de jejum e oração diante de Deus (Daniel 10:13) 

– Paulo e sua ida ao terceiro céu (2 Coríntios 12:2-3) 

– João e sua experiência na ilha de Patmos (Apocalipse 1:9-10).

Impossível essas experiências ocorrerem enquanto oramos a Deus no ônibus, no carro ou mesmo nas nossas orações de poucos minutos. Na quase totalidade das vezes estas orações são feitas não para entrar em contato pleno com Deus, mas apenas para acalmar nossas consciências quanto à necessidade de orar. 

Talvez não seja possível, todos os dias, entrar no quarto dessa maneira em razão da correria do dia a dia. Porém, de tempos em tempos, se queremos ter um ministério produtivo, uma vida mais santa e ver milagres de Deus acontecendo, como, por exemplo, na conversão de alguém difícil, precisamos desse tempo de qualidade com Deus.

“Orarás a teu pai, que está em secreto.”

Em secreto, com a certeza de que ninguém está por perto, você poderá orar em voz alta, abrir seu coração ao Senhor, chorar e sorrir diante dele, falar de suas fraquezas, confessar seus pecados mais escondidos, colocar diante do Pai seus amados, seus inimigos, falar das suas frustrações. 

Também, nesses momentos, você poderá transbordar seu coração diante de Deus, falando de sua alegria e gratidão pela maneira como o Senhor tem sido bom em sua vida. 

São momentos em que ações de graças são oferecidas ao Senhor.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filipenses 4:6)

O secreto é o lugar onde não se precisa segurar as lágrimas.

“Bem-aventurados os que choram, (Mateus 5:4) 

Tudo isso é possível somente no quarto de guerra, ao estar a sós com o Senhor. A presença de Deus se manifesta de maneira poderosa e sim, você pode sentir a sua presença bem próxima, ali do seu lado, enquanto abre sua alma, o seu interior a Ele.

“E teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:6)

Orar não é somente falar com Deus, mas também ouvir sua voz. Depois de um bom tempo abrindo o nosso íntimo ao Senhor, chega o momento de parar para ouvir sua voz. 

Lembre-se de Daniel, que, após 21 dias de oração e jejum, ouviu do anjo enviado por Deus.

Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes. E ele disse: “Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois fui enviado a você”. Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo. E ele prosseguiu: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas” (Daniel 10:10-12)

A recompensa de Deus

Daniel era muito amado de Deus e logo que começou a orar, a ordem de Deus foi dada. Além de nos ouvir e falar, Deus ainda é o “recompensador de todo aquele que o busca”.

Ora, sem fé é impossível agradá-lo; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)

Verdadeiros milagres acontecerão em nossa vida depois de muito tempo no quarto de guerra, pedindo, batendo na porta e buscando de Deus.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. (Mateus 7:7-8)

Sim, Deus é galardoador daqueles que o buscam, nosso Pai é muito bom. Precisamos apenas ter humildade de, como fazem os filhos pequenos, chegar diante dele, cientes de que nada temos a dar a Ele, somos carentes e pequenos, mas entregamos a Ele nossas vidas, nosso ser, fixados apenas em seu grande amor e misericórdia.

Lutando suas Guerras

No trono do seu coração não há lugar para você e Deus. Seu coração deve ser totalmente Dele. Você não pode perder tempo. Quantas vezes lutamos contra os inimigos errados?

Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. (Tiago 4:7)

Pois, nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. (Efésios 6:12)

Ajuste sua armadura

Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. (Efésios 6:11)

Cada um de nós precisa estar empenhado tanto em guerrear suas próprias lutas como em ajudar e treinar outros a guerrear também. Você se surpreenderá com o mover de Deus e Seu agir quando decidir se render completamente ao Senhor.

Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! (Tiago 4:8)

Encorajamento

Quero aqui te encorajar a fazer duas ações:

Abra seu coração para Deus. Pare de lutar suas próprias lutas e lute as de Deus. Liberte seu coração para perdoar os que te ofenderam, oferecendo a mesma graça que você não merecia, mas Jesus te oferece todos os dias. 

Tenha um tempo consistente de oração. Talvez em um local exclusivo para isso, onde você se dedique inteiramente à oração, oração de guerra. 

Que esta experiência seja cada vez mais constante em nossas vidas, a fim de que nós, como Jesus, tenhamos o privilégio de nos dirigir ao Todo-Poderoso e chamá-lo de Deus, Senhor, Pai, Aba-Pai, nosso paizinho querido. Aquele que tanto já provou que nos ama e a quem temos aprendido a amar mais e mais. Sua presença, mais do que tudo o que Ele pode nos dar, é a maior bênção que podemos ter. 

Para isso, aprendamos cada vez mais a entrar no quarto e, com a porta fechada, nos alegrarmos com sua doce presença.

Por Greyce Saturnino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *