Se você quiser ser uma arma poderosa para o Reino de Deus e estar alinhado com o Seu propósito, será preciso ser forjado. Existe uma necessidade permanente de você moldar a sua personalidade, suas ações, sua postura, seu vocabulário, para que tudo esteja de acordo com aquilo que você anseia alcançar no âmbito espiritual.
Quando você recebe alguma palavra de Deus acerca do seu futuro, se quer logo viver estes planos o quanto antes possível. Mas para isso é preciso você se lembrar de que quando está dizendo “sim a Deus”, você se permite ser como matéria-prima, que vai ser moldada, transformada, apertada, até que esteja no formato exato para cumprir o seu propósito final.
FORJAR SIGNIFICA MODELAR
A forja é um processo utilizado para transformar um material do seu estado bruto em uma peça acabada. Este processo geralmente envolve aquecimento e pressão.
Para viver o propósito de Deus, é necessário ser forjado. É preciso alinhamento. Uma espada não está pronta para ir para guerra enquanto ela ainda é apenas um pedaço de metal bruto. Ela precisa ser trabalhada. Da mesma forma os seus dons, talentos, inclinações, vontades, são apenas materiais brutos antes de serem forjados por Deus para alcançar Seu propósito maior.
Em você existe um potencial que só será alcançado se você se permitir ser forjados por Deus. Não é um processo fácil, nem agradável e muito menos prazeroso ser colocado em situações de pressão, de calor. Afinal, quem acha prazeroso ser descontruído e ter cada parte do seu coração exposto?
Vai doer ser forjado! Mas as vezes no processo da cura é necessário ferir. Deus não levará à batalha um soldado inexperiente. Deus não levará à batalha um soldado insubordinado. Se você ainda está em seu estado bruto, não se apresente a Deus com a arrogância, crendo ser uma peça finalizada que está pronta para ser usada. Respeite seus processos, Deus conhece a sua posição atual.
O processo de Deus de nos transformar de “apenas “metal bruto” para “armas afiadas” à disposição Dele, envolverá confronto. E ninguém gosta de ser confrontado. Creio que você não goste de ouvir que está errado; não gosta que ser exposto; não gosta que seja apontado os seus defeitos. Na grande maioria das vezes que eu e você somos corrigidos assumimos uma posição defensiva.
Ocorre que nada é mais efetivo para gerar crescimento do que o confronto. O confronto e a correção nos mantém em movimento. É por isso que em apenas três anos Jesus transformou pescadores, cobradores de impostos e outros improváveis mais em grandes evangelistas. Isso se deu porque Jesus não tinha receio de corrigir aqueles que estavam debaixo de sua autoridade. E, por outro lado, os seus discípulos não lhe davam as costas depois de serem confrontados. Eles entenderam a necessidade de serem forjados!
Jesus chega a chamar Pedro de Satanás (Mt 16:23) e Pedro permanece ao seu lado. Pense se isso tivesse acontecido com você nos dias de hoje!? Muito de nós teríamos mudado de igreja, teríamos na alma o sentimento de termos sido feridos e acabaríamos ignorando no espírito a correção digna e legítima que estaríamos recebendo.
Vivemos numa geração onde temos adultos que permanecem com comportamentos de criança, que não suportam ser corrigidos, não suportam ser confrontados. Não seja assim!
- Se você não está preparado para o confronto, não está preparado para o propósito.
- Nunca espere uma revelação maior do que a sua maturidade pode alcançar.
Em episódio do velo testamento Deus aparece para Moisés e diz:
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. (Êxodo 3:6)
Moisés esconde seu rosto com medo de olhar para Deus. Lá atrás, no momento de seu chamado na sarça ardente, Moisés não estava pronto para ver a Deus, por isso ele cobre seu rosto, ele desvia o olhar. Mas enquanto guiava o povo pelo deserto, Moisés já havia sido forjado, já havia amadurecido como líder, como servo. Isso o fez ter coragem de pedir para ver a glória de Deus, que atende seu pedido.
Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá. (Êxodo 33:18-23)
NUNCA ESPERE UMA REVELAÇÃO MAIOR DO QUE VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA VIVER
Não espere a revelação do deserto se você ainda não passou da fase da sarça ardente. Se você não está disposto a se deixar ser forjado, você não está pronto para receber revelações maiores acerca do reino.
Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. (2Co 10:3)
Você está inserido em uma batalha espiritual. O inimigo tenta assim te distrair com todo tipo de entretenimento para evitar que você possa entender que uma guerra está sendo travada. E nesta guerra você pode (e deve!) se tornar arma poderosa em Deus para destruir as fortalezas do inferno. Se você for humilde e maleável o suficiente para aceitar a correção, o confronto, e o processo de ser forjado, se estiver dispostos a suportar o aquecimento e a pressão, poderá ser soldados do Exército de Cristo.
Jesus não leva crianças para o campo de batalha. Ele escolhe homens e mulheres decididos, que não são levados por ventos de ensinamentos passageiros. Se você quiser viver propósitos eternos, receber revelações maiores é necessário amadurecimento. Se quiser ser uma arma poderosa para o Reino de Deus não há outro caminho: você precisará ser forjado.
“Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6:12)
FORJAR O CARÁTER COMO O DE CRISTO
É necessário permitir que o seu caráter seja forjado e modelado como o de Cristo.
A palavra: “forjar” diz respeito a modelar, fabricar por meio da forja, ou seja, é como colocar algo numa forma e fazer uma cópia semelhante à forma original. E é exatamente isso o que você e eu temos que fazer: modelar o nosso caráter como o de Cristo.
O significado de “caráter” é relativo a um conjunto de características e traços que revelam a maneira de agir e reagir de uma pessoa. É a firmeza e coerência de atitudes de acordo com os seus valores morais pré-estabelecidos.
O caráter de Cristo é inegociável e irrepreensível, assim como deve ser o nosso!
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20)
Não é fácil, não é legal, não é bom no momento em que você passa pelo processo. Como dito, é extremamente dolorido, pois, queima o “seu eu”, suprime as suas vontades mais mundanas. É é difícil, e muitas vezes complexo porque envolve tudo o que você é. Mexe no seu corpo, na sua alma e no seu espírito.
É vergonhoso se enxergar em um espelho que mostra até a alma, mas nada é mais satisfatório na vida do que ao final de todo este dolorido processo, poder ouvir: “Eu vejo Jesus em você! Você tem o brilho do Espírito Santo!” e principalmente: ter a alegria da salvação!
“O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!”. (Mateus 25:23)
Nosso compromisso é com a eternidade e não com este mundo. Somos cidadãos dos céus, filhos e herdeiros do nosso Pai celestial, que nos criou e tem prazer em nos abençoar. Mas antes disso temos que passar por este processo para nos prepararmos para receber as bênçãos que nos foram separadas nas regiões celestiais. Deus prova o nosso caráter e as intenções dos nossos corações.
“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança” (Romanos 5:3,4)
Como você se comporta em casa? No trânsito? No trabalho ou onde ninguém está vendo? Você é manso e humilde?
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade” (Colossenses 3:12)
Quando você, assim como eu, passa por provações e tribulações, muitas vezes não entende os propósitos de Deus em sua vida e, por isso, tem a tendência natural de murmurar e reclamar. Ah, se soubéssemos o que Deus tem a nos ensinar por meio das situações difíceis da vida, entenderíamos que isso é necessário para o processo de forjar o nosso caráter.
“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”. (Mateus 11:29)
É muito difícil passar por perdas, traições, desertos, calúnias, difamações, desemprego e toda sorte de maldade. Mas tudo isso nada mais é do que o cumprimento dos ensinamentos de Jesus
“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me” (Mateus 16:24)
Quanto mais você andar alinhado com o propósito de Deus em sua vida, mais você irá se parecer com Cristo e, assim, mais abençoados será, porque o seu, o meu, o nosso Deus é galardoador daqueles que o buscam. Não é fácil tomar a cruz de Cristo, mas sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28)
Permita-se e queira ser forjado para viver o extraordinário de Deus em sua vida.
Por Greyce Saturnino